sábado, 11 de agosto de 2012

Aplicações de espelhos esféricos: Telescópio

O telescópio é um instrumento muito utilizado para a ampliação de imagens de objetos distantes. Existem, basicamente, dois tipos de telescópios com relação à maneira da obtenção da imagem: Pode ser por meio de uma lente objetiva, no caso dos telescópios refratores ou por meio de um espelho primário, no caso dos telescópios refletores.




Esquema de um telescópio refletor

 Os telescópios refletores se utilizam de uma associação de espelhos. Um espelho côncavo primário, que se encontra na parte inferior do tubo, capta a luz dos objetos, formando a imagem no foco. Antes do foco há um espelho plano menor inclinado a 45°, chamado de espelho secundário. Na área lateral do telescópio, há uma lente ocular com um dispositivo de focalização. Assim, a luz entra por uma abertura, é refletida pelo espelho côncavo para o espelho plano, que reflete para a lente ocular e forma a imagem na retina do observador. 

Um comentário:

  1. Caro Guilherme,
    Gostei do blog. Está bem organizado e bonito. Do ponto de vista de conteúdo, precisa dizer que um farol de automóvel é um espelho parabólico. Poderia explicar melhor o que é foco, vértice, etc. talvez usando uma figura. De qualquer maneira só perdeu ponto porque esqueceu da bibliografia. Nota 9,0

    ResponderExcluir