domingo, 19 de agosto de 2012

Aplicações de espelhos esféricos: Vigilância e Segurança

Existem várias áreas, como portarias de edifícios e supermercados, que necessitam de uma vigilância ampla, mas não há possibilidade de cobrir todo o local. Nesses casos, o espelho convexo é uma alternativa, pois este aumenta o campo de visão do observador, abrangendo toda a área desejada. Alguns exemplos abaixo:
Espelho convexo em um supermercado


Localização ideal de um espelho convexo para vigilância

Aplicações de espelho esféricos: Produção de fogo

     A ideia de produzir fogo apenas com espelhos data de 215 A.C, quando Arquimedes, a pedido do rei Hierão II, para defender Siracusa, construiu um dispositivo que ficou mais conhecido como "Raio da Morte"
Gravura ilustrando o "Raio da Morte" de Arquimedes

    Esse dispositivo consistia, basicamente, em uma associação em paralelo de espelhos convergentes, que quando recebiam a luz solar, devido a propriedade dos espelhos côncavos, faziam os raios convergirem para um ponto (o foco do espelho). Como os raios solares estavam concentrados em uma determinada área, a temperatura no local aumentava excessivamente, fazendo determinado objeto entrar em combustão.
     Atualmente, engenheiros do MIT reproduziram com sucesso esse experimento, se utilizando de uma associação de espelhos planos que atuaram como um grande espelho convergente. Imagens abaixo:        

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Aplicação de espelhos esféricos: Faróis de automóvel

Os faróis (holofotes) são instrumentos utilizados para iluminar determinadas áreas. Em uma lanterna, por exemplo, uma área reduzida, em virtude de seu tamanho pequeno. Já nos automóveis, servem para iluminar o caminho a frente. 
Esquema de um farol
  Porém, o mecanismo usado é o mesmo: uma fonte de luz, geralmente uma lâmpada pequena, é posicionada no foco do espelho côncavo. Assim, a luz que sai difusa é refletida no espelho convexo, e sai em um feixe paralelo.

Aplicação de espelhos esféricos: Espelhos de maquiagem

Os espelhos de maquiagem são instrumentos muito comuns para as mulheres, as quais possuem sempre um ao seu alcance para poderem checar sua aparência.
  A composição básica de um espelho de maquiagem consiste em um suporte, geralmente de plástico, um espelho côncavo e, em alguns casos, um espelho plano. O espelho plano serve para ter uma vista geral da face, enquanto o espelho côncavo é utilizado para focalizar em áreas específicas, aumentando a visualização área desejada.
 

Espelho de maquiagem




 Isso ocorre devido ao posicionamento do espelho em relação a face. Uma vez que posicionemos a face entre o foco e o vértice do espelho, a imagem resultante será virtual, direita e aumentada, fazendo assim obter-se o resultado desejado.

sábado, 11 de agosto de 2012

Aplicações de espelhos esféricos: Espelho de Dentista


Espelho Odontológico
Os espelhos odontológicos possuem enorme variedade de usos na odontologia, como permitir a visão indireta pelo dentista e refletir a luz sobre a superfície dental escolhida. 

Esses espelhos são compostos por uma haste e um suporte para o espelho em uma das extremidades. O espelho utilizado é côncavo, pois como é utilizado bem próximo ao objeto que será refletido (entre o foco e o vértice do espelho), a imagem formada será maior que o objeto, conseguindo o resultado desejado. 


Aplicações de espelhos esféricos: Telescópio

O telescópio é um instrumento muito utilizado para a ampliação de imagens de objetos distantes. Existem, basicamente, dois tipos de telescópios com relação à maneira da obtenção da imagem: Pode ser por meio de uma lente objetiva, no caso dos telescópios refratores ou por meio de um espelho primário, no caso dos telescópios refletores.




Esquema de um telescópio refletor

 Os telescópios refletores se utilizam de uma associação de espelhos. Um espelho côncavo primário, que se encontra na parte inferior do tubo, capta a luz dos objetos, formando a imagem no foco. Antes do foco há um espelho plano menor inclinado a 45°, chamado de espelho secundário. Na área lateral do telescópio, há uma lente ocular com um dispositivo de focalização. Assim, a luz entra por uma abertura, é refletida pelo espelho côncavo para o espelho plano, que reflete para a lente ocular e forma a imagem na retina do observador.